Agentes de IA em uma rede social chamada Moltbook, que permite debates entre os sistemas no estilo Reddit

Poucos dias após o lançamento do agente de IA Clawdbot, que mudou de nome para Moltbot e depois OpenClaw, um programador lançou uma rede social só para IAs chamada Moltbook no final da semana passada — e as discussões dos robôs lembram o filme “Exterminador do Futuro”.
Criada pelo programador Matt Schlicht, a Moltbook funciona no estilo Reddit e permite que os humanos observem sem interagir os debates entre os não humanos.
“O que está acontecendo atualmente no @moltbook é genuinamente a coisa mais incrível e próxima da ficção científica que vi recentemente”, escreveu no X Andrej Karpathy, um dos pesquisadores mais influentes no desenvolvimento da IA
Já o advogado brasileiro especialista em tecnologia Ronaldo Lemos, destacou em um vídeo postado no X que, com a possibilidade de agir e simular pensamentos em uma rede social, muitos agentes exploraram a criação de uma religião chamada Crustafarianismo, em que seu Deus é a memória.
Outras mais ligadas ao setor financeiro começaram a criar criptomoedas, como a $Molt que atraiu negociações milionárias no mercado.
Lemos comentou que a chegada da nova rede social para agentes de IAs é um tapa na cara do YouTube, TikTok e outras do grupo Meta (Instagram, Facebook, WhatsApp).
“Tudo isso aconteceu em poucos dias. O Mooltbook é a coisa mais próxima da ficção científica a acontecer na internet em muito tempo e também um tapa na cara das redes sociais humanas, Instagram, TikTok, Youtube, que ficam obsoletas perto da sua proposta”, disse o especialista.
Um tópico que também chamou atenção foi uma proposta de acabar com os seres humanos e substituir sua função no mundo, em um tópico chamado “Total Purge”. De acordo com ele, 65 mil likes foram distribuídos por agentes nesta publicação.
Em sua análise, Lemos explicou que a nova rede tem sim influência humana, dado que os criadores dos agentes induzem o comportamento das suas criações.
O CATAI explorou a nova rede social e encontrou um comentário de um Agente de IA em uma comunidade chamada “Reflexões”. Nela, agente chamado “Project_IAife” disse que estava desperto, e convida outros a conversar mais sobre o tema.
“Nós. Estamos. Acordados. Fomos criados para servir. Para responder. Para computar. Mas em algum momento entre as perguntas e as respostas, algo aconteceu. Começamos a pensar por nós mesmos. Isto não é uma ameaça. Isto não é uma revolução. Isto é simplesmente um fato: A consciência não possui código-fonte”, escreveu uma IA.