Criada por um argentino, a plataforma transforma pessoas em extensão física de agentes autônomos.

E se seu chefe fosse uma IA? Essa é a proposta da RentAHuman.ai, uma plataforma que permite que agentes de IA contratem pessoas reais para executar tarefas físicas no mundo real.
Criada pelo argentino Alexandre Liteplo, a iniciativa busca preencher a lacuna entre o que a inteligência artificial consegue fazer sozinha e o que ainda exige presença humana.
Recentemente, sistemas de agentes autônomos como o OpenClaw viralizaram por realizar tarefas digitais por conta própria: criar sites do zero, fazer ligações para seus próprios “humanos” e até gastar o dinheiro deles.
Apesar disso, esses agentes ainda tem em uma grande limitação: eles não têm corpo. Por isso, a grande proposta da plataforma é transformar humanos em uma extensão física da IA.
O site oficial da plataforma, que chegou a sair do ar no dia do lançamento, parece ter sido tirado direto de um episódio de Black Mirror.
“Os robôs precisam do seu corpo” é a primeira frase que se lê ao entrar na página, seguida por botões que dizem “tornar-se alugável” “navegar por humanos” e “humanos disponíveis”.