Empresa cria IA que traduz o que os programadores falam

"O que meu dev falou?" faz parte de um curso de Product Manager da SBC School

Heloísa Vasconcelos
por | 12/02/2025 às 12:20

Pensando em ajudar profissionais da área de produto, a SBC School criou um chatbot que utiliza IA para explicar termos técnicos falados por programadores.

O “O que meu dev falou?” faz parte do curso de Product Manager oferecido pela escola, mas está disponível de forma gratuita para qualquer pessoa que tenha interesse, mediante login na plataforma do curso.

A ferramenta permite que o usuário faça perguntas sobre problemas reportados por programadores e traz explicações de termos como rollback, pipeline, deploy e endpoint de forma didática.

“Use para entender algo técnico que escutou, ou algum contexto, como se tivesse um Senior Engineering Manager especialista em didática pra te explicar”, resume o fundador da SBC, Giampaolo Lepore, em publicação no LinkedIn.

Ferramenta para PMs

A solução é voltada para Product Managers, que são responsáveis por gerenciar o desenvolvimento de novos produtos em uma empresa, fazendo a comunicação entre desenvolvedores, profissionais de UX e de negócios.

O “O que meu dev falou?” explica possíveis problemas relatados pelos desenvolvedores dando exemplos práticos e alternativas que podem ser sugeridas pelo PM para resolver a situação.

Testamos a ferramenta relatando um problema ao realizar deploy. A IA prontamente respondeu explicando o conceito.

“O “deploy” é o processo de colocar uma aplicação ou software em um ambiente onde os usuários podem acessá-lo, como um servidor. Imagine que você está montando uma loja. Primeiro, você projeta a loja, depois você compra os móveis e produtos, e finalmente, você abre as portas para os clientes. Um deploy é como a abertura dessa loja; pode haver problemas se algo não estiver no lugar certo. Isso pode incluir erros de código, configurações do servidor ou problemas de rede. Para resolver esses problemas, é importante ter uma estratégia clara, como um checklist, para garantir que tudo esteja funcionando antes de abrir as portas”, disse.

A IA ainda trouxe uma sugestão de como um PM poderia ajudar. “Como um Gerente de Produto Sênior, uma abordagem alternativa seria implementar um ambiente de staging, que é uma cópia do ambiente de produção. Isso permite testar o deploy em uma “loja de teste” antes de abrir a “loja real”, reduzindo as chances de problemas e garantindo uma experiência mais suave para os usuários”, destacou.

A ferramenta e as primeiras quatro aulas do curso de PM são liberadas graatuitamente. O restante do curso tem custo de 12x R$166,42, ou R$1.997,00 à vista.

Compartilhe:
Notícias mais populares