Propaganda foi idealizada pela CMO Kate Rouch, responsável pelo sucesso de um anúncio da Coinbase
A OpenAI mostrou ao mundo seu primeiro comercial durante o Super Bowl, no domingo (09). Exibido em posição de destaque durante o intervalo do jogo conhecido por sua ampla audiência, a publicidade custou por volta de US$ 14 milhões, o equivalente a R$ 81,4 milhões.
No vídeo de um minuto, a empresa mostrou ilustrações de grandes feitos da humanidade em forma de pontilhismo, desde o fogo e a roda até a medicina moderna, internet e, enfim, o ChatGPT.
A propaganda foi idealizada pela CMO da OpenAI, Kate Rouch, que já tinha experiência na veiculação de publicidades durante o Super Bowl. Em 2022, ela estava por traz do comercial da Coinbase que se tornou viral, ao exibir um QR Code colorido se movendo por um minuto na tela da televisão.
O anúncio da OpenAI focou em utilizações práticas da inteligência artificial, evitando discussões sobre AGI e superinteligência. Em entrevista ao The Verge, Rouch falou sobre a iniciativa.
“Queremos que a mensagem pareça relevante para o público que está assistindo ao Super Bowl, que inclui dezenas de milhões de pessoas que não têm familiaridade com IA”, disse.
Além da veiculação do comercial, a OpenAI publicou um artigo entitulado “Introduzindo a Era da Inteligência”, reforçando a ideia apresentada no vídeo.
O texto destaca a inteligência artificial como a “ferramenta mais poderosa criada pela humanidade” e destaca que hoje a tecnologia é utilizada por mais de 300 milhões de pessoas por meio do ChatGPT.
“Em janeiro, um em cada sete adultos americanos usou o ChatGPT. A maioria dos nossos usuários — quase oito em cada dez — tem menos de 35 anos”, cita.
De acordo com a empresa, o objetivo do comercial no Super Bowl era “despertar a curiosidade das pessoas e ajudar todos a perceber como a IA pode abrir novas possibilidades, criar mais satisfação em nossas vidas e nos tornar mais produtivos, assim como todas as ferramentas que vieram antes da IA fizeram para as gerações anteriores”.
O próprio comercial foi feito utilizando o Sora, ferramenta do ChatGPT de criação de vídeos, com direção da equipe de marketing.
“A IA já está ajudando centenas de milhões de usuários a fazer coisas que antes não conseguiam. Em um futuro próximo, todos poderão viver melhor do que qualquer pessoa vive hoje”, ressalta o comunicado.